O revestimento de piso laminado é uma das melhores soluções para quem está buscando um bom custo-benefício, conforto e beleza. Normalmente, seu custo é mais atrativo do que o do piso de madeira natural e há uma variedade grande de texturas.
O piso laminado possui muitos pontos positivos, como o fato de ser feito por madeira de reflorestamento, sua durabilidade, resistência a riscos, fácil manutenção e limpeza e aplicação simplificada. Além disso tudo, esse tipo de piso pode ser colocado na maior parte dos ambientes internos e combina com grande parte dos estilos de decoração.
Vantagens e desvantagens do piso laminado
1. O piso laminado possui fácil manutenção
Esse tipo de revestimento é bastante prático na hora de ser limpo, já que não exige muito esforço ou materiais especiais. Entretanto, recomenda-se que seja limpo com vassoura com cerdas macias e um pano úmido com produto de limpeza adequado. É importante que o piso não seja lavado, pois não possui muita resistência à água.
2. O piso laminado possui um custo-benefício atrativo
O preço do piso laminado é bem menor do que o valor dos pisos de madeiras naturais, sendo que o impacto visual é extremamente semelhante. Isso se deve ao custo inferior do seu processo de fabricação.
Além disso, o gasto com a instalação do piso laminado é reduzido e com um tempo otimizado. O revestimento laminado despensa acabamento e, em comparação com outros tipos de revestimento, há menos sujeira durante a aplicação.
3. O piso laminado é excelente isolante térmico e acústico
O piso laminado é um revestimento capaz de deixar o ambiente bastante aconchegante, principalmente em regiões mais frias. O piso é instalado sobre mantas de polietileno, funcionando como um excelente isolante térmico. Isso o transforma em um isolante acústico, deixando o ambiente mais silencioso, o que é perfeito para quartos e salas de TV.
4. O piso laminado tem baixa resistência à umidade
Esse tipo de revestimento para piso não possui grande resistência ao contato direto e constante com água. Se isso ocorrer, o piso pode ser deformado e gasto com o tempo, deixando o ambiente deselegante e propenso a acidentes. Além disso, alguns modelos podem ser escorregadios.
Piso vinílico ou laminado?
Assim como o piso laminado, o piso vinílico é também uma alternativa para quem gosta do visual da madeira para pisos. E, para decidir entre piso vinílico ou laminado, é importante conhecer essas duas opções, suas semelhanças e diferenças.
Enquanto o piso laminado é composto realmente de madeira, o vinílico é feito de PVC. Isso já responde parte da dúvida entre piso vinílico ou laminado, pois o primeiro pode ser aplicado em áreas mais úmidas, como a cozinha e o banheiro, enquanto o segundo não.
Ambos os pisos oferecem conforto térmico, são fáceis de limpar, anti alérgicos e resistentes a riscos, porém o piso vinílico tem melhor isolamento acústico. Esse é outro ponto para se considerar ao decidir entre piso vinílico ou laminado, já que o último precisará ser instalado com uma manta acústica para ter maior resistência a ruídos.
Tanto o piso vinílico quanto o piso laminado são considerados “obra limpa”, ou seja, não geram sujeira nem quebradeira para serem instalados. Porém, o piso de madeira laminado é o mais simples de instalar e no dia seguinte do piso laminado colocado você poderá usá-lo normalmente.
Ah, o piso de madeira laminado também tem outra vantagem: ele pode ser desmontado e reinstalado em outro local caso você vá mudar de casa, por exemplo. E sua durabilidade é considerada alta, sendo de em média 5 a 15 anos.